quinta-feira, 3 de junho de 2010

AS ORIGENS DO FUTEBOL PIRACICABANO - trajetória Brasil

Trajetória Brasil

Permeando a história do Brasil durante todo século XX e XXI, o futebol se insere como grande articulador da sociedade brasileira no âmbito político, social e cultural.
O chamado “esporte bretão” - que assim ficou conhecido devido às suas raízes britânicas -, foi impulsionado na terra mãe gentil por Charles Miller (em São Paulo) que, após concluir seus estudos na Grã-Bretanha, retorna ao país em meados de 1894 e desembarca na cidade de São Paulo, com duas “bolas” de um novo jogo que rapidamente é aceito e consolidado em território brasileiro.
A princípio, o futebol foi assimilado pelos ingleses que estavam na capital paulista e que formaram o SPAC (São Paulo Athetic Club). Contudo, os estudantes do colégio Mackenzie localizado em São Paulo, logo adotaram o futebol como esporte oficial e não o basquete, esporte que eram incentivados a praticar.
Além dos ingleses e estudantes, os alemães, portugueses, brasileiros e franceses também começaram a esboçar o jogo, dando origem aos clubes Sport Club Germânia e Sport Club Internacional. Os clubes na maioria das vezes não eram formados com o objetivo de praticar o esporte bretão como modalidade principal. Contudo, cedo ou tarde, o futebol conquistava os integrantes que sempre se organizavam para treinar o novo esporte. Foi o caso do Paulistano, fundado em 1900, por um grupo de rapazes que praticava e admirava o ciclismo e cedeu à nova paixão. Esse grupo tornou o futebol a prática oficial do clube.
Poucos anos depois de Miller em São Paulo, Oscar Cox desempenha no Rio o mesmo trajeto de seu antecessor, ao incentivar o surgimento dos times cariocas, bem como sua consolidação na cidade maravilhosa.
De fato, o futebol foi assimilado de tal modo no Brasil que toda sociedade foi contagiada pelo esporte dos pés. Se a princípio ele foi acolhido pelos ingleses e pela elite brasileira, não demorou muito para que todos os segmentos da sociedade adotassem sua prática.


Acervo Rocha Netto
Espaço Memória Piracicabana/Centro Cultural Martha Watts
UNIMEP – Universidade Metodista de Piracicaba

0 comentários:

Postar um comentário

Search